segunda-feira, 1 de abril de 2013




Algumas sugestões de atividades para trabalhar com as crianças sobre alimentação saudável
 
 
Atividades com gráficos
 
O trabalho com gráficos na educação infantil ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como proporciona condições na aquisição de uma nova linguagem matemática. Permite ainda que a criança estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Histórias infantis
 
O Reino Encantado dos Alimentos: é um livro ilustrado por Inês Marzano ( personagem) e Maneco Araújo ( cenário), cuja história trata da alimentação infantil. A autora que é da área de saúde propõe uma nutrição saudável através de uma história  lúdica e interessante, o livro possui receitas e interatividades com jogos.
 
 
 
 
 
O Sanduíche da Maricota
 
 
 
 

 
 

                          Lanches escolares mais saudáveis e coloridos

Todo retorno às aulas surge sempre a mesma preocupação que é com o lanche das crianças. A cada ano que passa, essa tarefa parece ficar mais difícil porque as opções de bolos, biscoitos, bolachas, sucos têm muito açúcar e sódio. Ou seja, deixaram de ser opção para consumo diário e passaram para a categoria do “de vez em quando”. Então nessa tarefa de buscar lanches mais saudáveis para  as crianças, os professores também podem ajudar, fazendo receitas práticas, saudáveis e nutritivas.  Se você tiver maior tempo para a prática do lanche sáudável pode-se fazer até um bolo, um sanduíche natural, mas se seu tempo e mais curto pode-se fazer espetinhos de frutas, onde basta pedir para cada criança um tipo de fruta e juntos na aula eles montam os espetinhos.
Receitas para colocar em pratica o lanche saudável nas turmas:

                                   Bolo de laranja
Ingredientes:
- 3 colheres de margarina;
- 2 ovos;
- 2 xícara de açúcar;
- 3 colheres de óleo;
- 1/2 xícara de suco de laranja ;
- raspinha de laranja;
- +ou- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 fermento monopol.

Modo de preparo:
- Misturar a margarina com o açúcar  o óleo os dois ovos e mexer bem, depois acrescentar o suco de laranja a farinha e o  fermento monopol, e mexer delicadamente. Ir ao forno de 35min a 40min.

                                Espetinho de frutas

Ingredientes:
- Frutas diversificadas.

Modo de preparo:
- Picar ou não as frutas, e espetar nos palitos.




Postado por Andréia Harsteln dos Santos
      Alimentos e hidratação para prática de atividade física

      Na atividade física, mais do que discutido e já comprovado que a gente precisa de um bom aporte de carboidrato para produzir energia suficiente tanto para a demanda energética para a atividade quanto para a recuperação do glicogênio muscular. Espera que se tenha uma alimentação adequada para a prática esportiva. E o que comer antes da prática esportiva depende até da disponibilidade de tempo. Se você acorda muito cedo para treinar há uma dúvida maior do que comer, já que se eu comer muito vou ficar de estômago cheio, vou ficar com um desconforto gástrico, e se eu não comer pior ainda, porque eu passei um tempo em jejum a noite, a última refeição foi o jantar. Então a gente precisa pensar em duas situações específicas: a primeira, não é para causar nenhum desconforto gástrico, mas eu preciso de carboidrato e de hidratação. Então o ideal seria escolher alimentos fonte de carboidrato que tenham uma boa digestibilidade e uma boa absorção quando tiver pouco tempo para comer e treinar. Alimentos fonte de carboidrato geralmente são aqueles a base de farinhas e de cereais, então, ou floco de arroz sem fibra, ou uma torrada, pão, ou biscoitos de água que são a base de farinha de trigo, ou algum suco de frutas coado e mistos que eu possa colocar várias formas de açúcar nessa mistura, e nunca esquecer que a gente precisa ter a quantidade suficiente para o tempo de treino que eu vou praticar. Se eu tiver duas horas, uma hora e meia entre a refeição e o treinamento é possível então fazer uma refeição um pouco maior já misturando um pouco de proteína junto com o carboidrato. Se eu tiver mais tempo ainda, um tanto melhor, pois eu tenho uma refeição mista, com fibra, proteína, carboidrato, um volume maior que seria o almoço ou o jantar que são as refeições maiores do dia. Agora, se eu tenho bastante tempo para comer no almoço ou no jantar antes da atividade física e levar mais do que 4 horas para praticar a atividade física eu volto para a situação anterior. Então eu almocei há 4 horas atrás mas quando eu vou treinar eu coloco de novo um pouquinho de carboidrato de fácil absorção e me preocupo de novo com a hidratação e essa fonte de carboidrato pro meu treino. Em regra geral, a gente precisa de aproximadamente 30 g de carboidrato por hora de exercício, o que uma bebida esportiva ou o consumo de um carboidrato específico dessa gramagem seria o suficiente para repor.
E, no pós atividade física, muitas vezes eu tenho que pensar na recuperação. Nesse momento eu preciso também garantir uma quantidade de proteína suficiente para repor possíveis perdas das fibras musculares e possíveis perdas de proteína no processo de oxidação e produção de energia. Então essa refeição é um pouco mais mista, depende do horário que eu for escolher vai ser um sanduíche ou uma refeição maior tipo almoço ou jantar, e depende também da disponibilidade. Então a gente usa muito mais as disponibilidades de alimento existentes para garantir basicamente uma recuperação de carboidrato e proteína, citando como exemplo, de novo, a gente teria pães, biscoito, batata, massas e queijos, carnes e derivados de aves, de carnes e de peixes da mesma maneira ou ovo. Em qualquer situação antes, durante e após a atividade física, a gente precisa levar muito em consideração temperatura do meio ambiente, umidade relativa do ar, tipo de vestuário que está sendo utilizado para aquela modalidade esportiva, para que a gente consiga aumentar ou adequar a hidratação. Quanto maior for a produção de energia, ou maior a temperatura ambiente ou maior a capacidade do organismo de produzir energia e precisar da troca de calor e produção do suor, maior será a necessidade da hidratação. A quantidade e volume de líquidos durante a atividade física também tem uma condição muito individual, a gente pode seguir algumas regras de recomendação de fazer a hidratação a cada 30 minutos, a cada 60 minutos ou a cada 20 minutos, como seria mais confortável, porém, leva-se muito em consideração a capacidade individual de manter uma ingestão de líquidos durante atividade e qual seria o tempo e volume que não causasse nenhum tipo de desconforto.
                                                                           fonte:http://www.gssi.com.br

Postado por Andréia Harsteln dos Santos

domingo, 31 de março de 2013



Jogos mostram às crianças como manter alimentação saudável.

 

Aprender a comer bem é uma lição para a vida inteira. Tanto em casa quanto na escola, é importante que as crianças sigam uma dieta equilibrada para se manterem saudáveis. Mas como estimular esse público a consumir alimentos mais nutritivos?

Uma ideia para despertar o cuidado com a alimentação é por meio da utilização de jogos educativos. Existem opções disponíveis gratuitamente pela internet e oferecemos algumas sugestões delas abaixo:

Fome de quê? - Neste jogo, o usuário recebe informações sobre um determinado alimento e precisa escolher qual opção corresponde a cada descrição, somando, assim, erros e acerto.


Jogo da horta :O que é uma horta hidropônica e como funciona a hidroponia? Ao arrumar calhas, plantar vegetais e atender os pedidos que vão chegando, o jogador conhece um pouco sobre esse sistema de cultivo.

 
 


Jogo da pirâmide dos alimentos ;Enquanto diversos alimentos passam por uma esteira e o contador de tempo corre, a criança deve escolher em qual categoria cada um se encaixa.


Poder dos alimentos: O usuário te torna um super-herói, que adquire novos poderes ao longo do jogo. Ele também encontra, tela a tela, caixas com dicas sobre alimentação.

Outra sugestão é criar seu próprio jogo, usando materiais simples, como cartolina, tesoura, cola, papel e recortes. Basta liberar a criatividade e envolver as crianças nesse divertido aprendizado

 
 





 








Organizando a geladeira









Postado por Rosiani Costa
 
 

sexta-feira, 29 de março de 2013

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/videos/doki-descobre-o-leite-e-seus-derivados/

O link, postado refere-se a um vídeo do Doki, que descobre sobre o leite e seus derivados, um material válido para nossos alunos da Educação Infantil conhecerem sobre o que é produzido com leite.
Postado por Patrícia Vicente.
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/um-pouco-de-tudo/

Nesse jogo, os alunos são convidados a elaborarem uma refeição com um pouco de tudo, conhecendo os grupos alimentares daquilo que está escolhendo. Um ótimo estímulo para levá-los a analisarem o que é importante em uma refeição equilibrada.

Postado por Patrícia Vicente.
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/doki-e-os-alimentos/

Segue uma dica do site do Discovery  Kids, é o jogo do Doki e os alimentos. Uma dica para trabalhar com os alunos da Educação Infantil, onde eles terão que completar a pirâmide dos alimentos. Ao completar cada uma das seis fazes é feito uma explicação da importância daquele  grupo de alimentos. Um jogo divertido e informativo.

Postado por Patrícia Vicente